Introdução
Estamos no ano de 3174, muitas coisas mudaram, mas uma boa conversa ainda continua sendo uma das atividades mais apreciadas pelos seres humanos, onde agora, ao contrário do que acontecia há alguns séculos, as pessoas realmente se comunicam e prezam pelo conhecimento, ouvem umas as outras, dão valor a história, pois sabem que é somente através dela que um novo futuro pode ser construído. Ao longo dos últimos séculos muitas mudanças drásticas foram necessárias para que a humanidade pudesse evoluir, o homem enfrentou guerras nucleares que devastaram praticamente todo o planeta Terra e, infelizmente, foi necessário que a humanidade chegasse ao fundo do poço para que as mudanças começassem a ocorrer.
Exatamente sobre essas mudanças é que Orlando, um senhor de 187 anos, terá uma série de conversas com seu neto, Vitor, um jovem que buscava entender melhor seus antepassados e toda a história da humanidade. Vitor já leu muitos livros de história sobre assunto, sempre teve muita curiosidade por tudo o que aconteceu num passado distante, mas que ainda hoje, o intriga e o estimula a buscar cada vez mais fatos sobre essa época sombria da humanidade, um período que ficou conhecido como a Era das Trevas, um período em que o Homem, apesar de possuir relativo conhecimento e também, tecnologia, não sabia fazer uso delas e se perdeu completamente, dando vazão a sentimentos e atitudes extremamente egoístas e sórdidas, um período em que a humanidade caminhou para um abismo e onde permaneceu, ao longo de vários séculos, numa terrível cegueira intelectual.
Esse período praticamente dizimou a raça humana, pois em decorrência das suas próprias atitudes, a natureza se revoltou e terríveis mudanças climáticas aconteceram, as guerras também foram fatores de muita destruição em massa. Essas guerras, fruto da mais pura ganância e egoísmo humano, exterminaram grande parte da população mundial, que foi devastada por agentes químicos e biológicos.
Orlando, um senhor muito sensato e inteligente, conhecia muito bem essa história triste da humanidade, sabia que era importante manter essa história viva na mente da atual civilização, exatamente para evitar que novamente, no decurso do tempo, a humanidade viesse novamente a se perder. Sendo ele um professor de sociologia, já aposentado, influenciou várias gerações, sempre estimulando a mudança através da intelectualidade, do conhecimento, numa nova era que entra para a história como a Era da Luz, em total oposição a Era das Trevas, vivida pela humanidade há séculos, período esse do qual nenhum ser vivo tem orgulho, saudades ou boas lembranças.
A partir de agora, convido você, caro leitor, a uma viagem ao passado, uma viagem que vai lhe despertar muitos sentimentos, emoções, que vão fazer você rir e chorar, mas principalmente, que vão fazer com que você nunca se esqueça de como é fácil se perder na jornada da vida, em como é fácil destruir, em minutos, tudo aquilo que conquistamos ao longo dos últimos séculos, portanto, além de viajar ao passado, os relatos a seguir o levarão a pensar no seu futuro, nas escolhas que você possa fazer, mas que irão influenciar toda a história.